ja_koniga

Você está aqui: Usui Reiki Ryoho
Definição do Sistema Reiki PDF Imprimir E-mail


A doença é uma conseqüência da má circulação de energia em nosso corpo físico, emocional, mental ou espiritual.

 

Permanentemente absorvemos energia que vem do cosmo, da alimentação, da respiração e da irradiação das outras pessoas e para elas enviamos a energia gerada por nós mesmos.


A cura é o processo de autoconhecimento e de descoberta do porquê de estarmos enfermos, para que possamos nos transformar e retornar à nossa natureza original, ao nosso modo de SER.

Através do REIKI podemos ativar nosso poder de cura inato e receber a ajuda que precisamos para corrigir estes desequilíbrios.

O ato de impor as mãos sobre o corpo humano ou sobre um animal para transmitir bem estar e aliviar a dor é tão antigo quanto o instinto. Quando sentem dor, a primeira coisa que as pessoas fazem é colocar as mãos sobre a região dolorida.

 

Quando uma criança cai e machuca o joelho, ela quer que sua mãe a toque (ou a beije) para que melhore. Quando uma criança está doente ou com febre, o instinto materno a faz pôr a mão na testa da criança. O toque humano transmite calor, serenidade e cura. Também transmite carinho e amor. Quando um animal está sentindo dor, o primeiro instinto do gato ou do cachorro é lamber a área afetada - pela mesma razão que uma pessoa aplica o toque com as mãos. A mãe do animal também lambe o filhote que está sofrendo. Esse ato simples é a base de toda técnica de cura pelo toque.

 

O corpo vivo, de um homem ou de um animal, irradia calor e energia. Essa energia é a fonte da vida em si, e tem tantas denominações quanto as civilizações que já existiram.

Os Kahunas da Polinésia chamam essa energia de MANA, os índios americanos iroqueses a chamam de ORENDA. É conhecida como PRANA na índia, RUASH em hebraico, BARRAKA em países islâmicos e CHI na China. No Japão, a energia é chamada de KI e é dessa palavra que REIKI tem origem.

A palavra REIKI é de origem japonesa e resulta da união das palavras REI e KI
.

 

REI: Traduzido de forma literal significa "espírito não marcado por sua qualidade" ou ainda "espiritual". Conforme o sentido pode ser traduzido como "sentido oculto" ou ainda "energia oculta". Na época de Mikao Usui, significava ALMA.

KI: é definido como "energia, ar, respiração, vento, sopro vital, essência vital, energia ativadora do universo". KI é um tipo de energia elétrica que o corpo produz, e determina o estado de saúde. Quando o KI deixa o organismo, a vida cessa. KI também é a energia essencial da vida na Terra, nos planetas, nas estrelas e no céu; essas fontes de energia afetam o KI do organismo vivo. Tudo o que tem vida contém KI e o irradia.

No Japão se entende por "Ki", entre outras coisas: Espírito,  Alma, coração, intenção, sentimento, temperamento e atmosfera.

 

Portanto REIKI tem o significado de Energia da Alma ou Energia do Espírito.

REIKI é um caminho de harmonização interior, sua com o Universo.

Definição do sistema Reiki

 

Reiki é uma técnica ou método que é baseado em princípios que foram utilizados no Japão na primeira parte do século passado é baseado em princípios da Medicina Tradicional Chinesa e em técnicas de transferência de energia como o Chi Kung.

Sua técnica permite qualquer um a conectar-se permanentemente em uma fonte de energia curativa. Uma vez conectado, você pode canalizar essa energia sem ter que se dedicar a muitos anos de prática, e isto torna possível a qualquer um aprender como transferir sua habilidade para outros através de um ritual simples de conexão.

Na sua forma original, Reiki é uma trilha para o esclarecimento.

 

É difícil entender o REIKI com nossa mente racional. REIKI é para ser vivenciado e não explicado. É como o Amor, só pode ser compreendido se o vivenciarmos.

 

Nos seres humanos a energia circula de forma livre pelos caminhos sutis: Chakras, meridianos e nadis. Também percorre nosso campo energético, nossa aura. Essa energia alimenta órgãos e células, regulando ainda as funções vitais. Se há bloqueios na livre circulação energética, prejudicando o trânsito, advém o desequilíbrio e a conseqüência no corpo físico.

Esses bloqueios ocorrem muitas vezes por excessos cometidos de naturezas diversas quando o corpo libera energias que produzem barreiras impedindo o fluxo de energia vital, atuando no corpo físico e criando a "doença".

 

Cura, trabalho com energia, terapia e assim por diante são apenas atributos com os quais revestimos o Reiki, de modo a torná-lo mais fácil de entender e de ser aprendido pela mente racional.


Veja também:

 

Próximos Eventos

 


 

 

  Nome:    
         
  E-mail:    
     
   

Online:


[+]
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size