ja_koniga

Você está aqui: Usui Reiki Ryoho Os Três Pilares do Reiki
Os três pilares do Reiki PDF Imprimir E-mail

 

O sistema de Reiki do Dr. Mikao Usui, tem por base três pilares: GASSHO, REJI-HO E CHIRYO, cuja prática é extremamente valiosa na aplicação do Reiki.

MEDITAÇÃO GASSHO

A palavra japonesa Gassho significa “duas mãos que se juntam”.

A meditação Gassho tem vários aspectos: Um deles é trazer a sua mente de volta para aquilo que é o seu real ser e o outro é para aumentar a percepção das suas mãos de tal forma que você possa trabalhar melhor quando estiver aplicando Reiki, se tornando mais sensível.

Outro ponto a ser considerado é aumentar a sua energia. Sem dúvida isso é bom tanto para você quanto para quem você aplica. Para você porque assim você pode lidar melhor com tudo aquilo que acontece no seu dia a dia e para o seu cliente para que ele possa receber mais energia Reiki. São aspectos diferentes a serem considerados.

Quando estamos meditando normalmente acontece de vir a nós impulsos ou estímulos mentais que nos trazem lembranças. Isso significa que o pensamento precisa da sua participação ativa, a partir do momento que você deixa de participar ele simplesmente pára. É a mesma coisa que acontece quando estamos dentro de um conflito, por exemplo, a partir do momento que você não participa mais do conflito simplesmente isso pára. Então durante a meditação abstenha-se de participar desse processo mental, mas de qualquer forma esses impulsos vão chegar a você.

Isso tem alguma coisa a ver com a sua percepção, você ouve o carro, você ouve uma música, os pássaros ou, quem sabe, a posição que você está sentado pode te lembrar alguma coisa ou simplesmente, a sua mente começa a relaxar e algumas vezes a mente relaxada traz à tona muitas coisas que não tinham sido digeridas convenientemente.

Quando um pensamento vem, simplesmente não tente afastá-lo, porque se você tentar afastá-lo você estará dando energia a esse pensamento e se você lhe der um pouco de energia, sem dúvida você está retendo.

Simplesmente quando um pensamento vem deixe-o passar. Você o vê, mas você não interfere e se você não interfere você não participa. É como um carro que está acabando o combustível, assim que o combustível tiver acabado ele desliga e continua um pouquinho mais e aí simplesmente pára. E aí um novo pensamento vem você o vê, você o reconhece, mas não o energiza, não participa e assim depois de certo tempo ele não tem mais efeito.

Devemos olhar para os nossos pensamentos, mas sem interesse e é a mesma coisa em relação a qualquer fenômeno espiritual que eventualmente venha à tona. De repente você pode enxergar a linda imagem de Nossa Senhora ou quem sabe, algum Buda, simplesmente trate da mesma forma, diga alô e até logo, porque isso deve ser a mente criando coisas para lhe distrair e se você não der nenhuma energia isso vai desaparecer. Se você praticar isso por algum tempo os intervalos entre os pensamentos se tornam maior, cada vez maior.

Se você precisar mudar de posição, corrigir a postura faça-o de modo bem devagar. Se algum barulho externo o estiver incomodando pense que é música meditativa. Tudo faz parte da meditação, ou seja, meditação não é exatamente uma técnica, não é isso, ou seja, é você e tudo que você está experienciando naquele momento, tudo aquilo que você ouve, sente, tudo aquilo que pensa e o silêncio entre um pensamento e outro, isso é meditação.

- Enquanto estiver sentado, esteja o mais ereto possível sem se forçar demais a isso. Você pode, por exemplo, colocar um travesseiro nas suas costas. Não deve se torturar nessa meditação. Procure manter a área da barriga mais solta, sem estar com cinto apertado ou calça apertada, de forma que sua barriga possa se expandir

- Respire normalmente, no seu próprio ritmo. Não há necessidade de seguir um determinado método de respiração.

- Mantenha os olhos fechados.

- Colocamos as mãos unidas em Gassho na altura do coração, no centro do peito.

- A atenção deve estar focada onde os dedos médios se encontram.

- Pratique isso diariamente de 20 a 30 minutos, mas se você ainda não tem o hábito da meditação comece com um tempo bem menor, o que lhe seja confortável, 5 minutos, 2 minutos, mesmo um minuto no início e depois naturalmente esse tempo vai se ampliando. O importante é você criar o hábito diário e para isso o melhor é que seja na medida do possível, no mesmo horário todos os dias.

Do ponto de vista da ciência da meditação, quando juntamos as mãos, se encontram o sol (mão direita), a lua (mão esquerda) e todos os outros elementos: o polegar é o vazio, o indicador o ar, o médio o fogo, o anular a água e o mínimo a terra. Dessa forma se fecha o círculo. Quando dirigimos nossa atenção aos dedos médios, acentua-se o aspecto “fogo” da meditação; o consciente queima assim, os elementos inconscientes.

No Japão, antes de fazer uma aplicação de Reiki, se faz a meditação Gassho, uma ativação rápida e quando sente uma pulsação, faz a aplicação.

REIJI-HO

Reiji: indicação da energia Reiki ou “referência à energia Reiki” e Ho: técnica

No diário da Sra. Takata é descrita como “a técnica superior da ciência da energia”.

- Primeiro passo: Gassho – você se conecta com a origem da energia.

- Segundo passo – você coloca suas mãos juntas diante da sua terceira visão e aí você pede à energia do Reiki que guie as suas mãos para o ponto certo que deve ser tratado.

Parece uma técnica muito simples, mas é uma técnica muito efetiva. Com essa técnica, muito provavelmente você vai encontrar as áreas problemáticas no corpo de quem você está aplicando.

O truque nisso está em confiar na sua intuição, que você tem, mas normalmente você não presta atenção a ela. Essa intuição pode ser uma imagem que você tenha ou algo que você ver, pode ser um pensamento, pode ser uma sensação, pode ser uma sensação muito sutil no seu próprio corpo ou uma voz dentro da sua cabeça sussurrando algo.

 

CHIRYO

Significa tratamento e é o terceiro pilar do Reiki.

Veja também:

 

 
Etodolac is sold in drug tablets of 400 mg, 500 mg etodolac online
Buy retinoids onlineretinol buy online

[+]
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size