ja_koniga

Você está aqui: Gendai Reiki Ho
Gendai Reiki Ho PDF Imprimir E-mail

O sistema Gendai Reiki Ho foi elaborado por Hiroshi Doi, membro da Usui Reiki Ryoho Gakkai, tendo como base os ensinamentos que recebeu de 3 professores de Reiki, um deles a Sra. Kimiko Koyama, ex presidenta da Associação de Usui.

Gendai Reiki Ho é mais um dos estilos de ensinamento do Usui Reiki Ryoho de de Mikao Usui e em seus ensinamentos estão integrados o Reiki Tradicional, técnicas desenvolvidas por Hiroshi Doi e o Reiki Ocidental, trazendo consigo um revisão de conceitos.

O Método Moderno de Reiki (Gendai Reiki Ho) tem a finalidade de transmitir e difundir corretamente os aspectos do Reiki cuja eficácia tenha sido comprovada evitando a mistificação e eliminando interpretações errôneas deixando mais claros os pontos que não podiam ser explicados até então.

As técnicas de Doi são apresentadas sob a bandeira da ‘URRI ' (Usui Reiki Ryoho International), promovido por Rick Rivard (Canadá) e Tom Rigler (E.U.A.). Eles organizaram vários ‘URRI ' anuais que promovem treinamentos com Doi em vários países: Canadá, Japão, Espanha. Doi assiste e apresenta o seu método de Reiki ‘Gendai '.

"(...) havia várias escolas, pensava de que maneira poderia incorporar tudo em um único e praticá-los. Depois de um tempo, descobri que havia duas chaves em comum entre elas que eram cura do corpo e da mente e a elevação da espiritualidade. Sobre esta base eu desenvolvi o Método de Reiki Moderno (Gendai Reiki Ho), como um Reiki prático para a gente moderna".  Extraido de  IYASHI NO GENDAI REIKI HO de Hiroshi  Doi  - publicado também em Espanhol pela Editora Uriel - Buenos Aires  - Argentina em 2002.

DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO GENDAI REIKI
RE INTRODUÇÃO DO REIKI NO JAPÃO

Até a alguns anos no Japão, o Reiki não era conhecido, tanto que no ocidente se propagou de forma acelerada a partir da década de 80, em combinação com o movimento “new age”. Na segunda metade desta mesma década, foi re introduzido no Japão como uma nova técnica de cura.

A primeira mestra foi Mieko Mitsui, uma jornalista de nacionalidade japonesa e que vivia em Nova York. Ela foi a tradutora para o japonês do livro “The Reiki Factor” de Barbara Ray publicado nos Estados Unidos.

Quando a Mestra Mieko Mitsui organizou seminários em várias cidades do Japão, atraiu muitas pessoas causando um fenômeno que poderia ser considerado com um “boom”. Mieko Mitsui desempenhou um papel importante ao causar o re descobrimento e o reconhecimento do Reiki para os japoneses.

 

Experiências de Hiroshi Doi com o aprendizado do Reiki:

Fui um dos alunos que receberam a sintonização da Mestra Mieko Mitsui. Sempre havia me interessado por temas do mundo espiritual, a energia cósmica, Sai Baba, Bahshal e outros e meu interesse logo se orientou para os diferentes métodos de cura. Havia aprendido mais de 30 técnicas terapêuticas tais como: método de respiração de Nishino, Shin Chi Kung, SAS, Genyoku Chi Kung, cura através de cristais, método curativo Kihodo, Chi Kung hipnótico, osteopatia, método Silva de controle da mente, Método doki, Terapia do equilíbrio e outros.

O encontro com a mestra Mitsui aconteceu quando eu estava tentando integrar as técnicas aprendidas e estabelecer uma técnica própria de cura [...]

Quis seguir o caminho de aperfeiçoamento de Reiki, mas naquele momento a Mestra Mitsui apenas concedia os níveis 1 e 2 aos seus alunos, não respondendo aos pedidos daqueles que desejavam continuar até os níveis superiores.

Não havia no Japão ninguém que pudesse realizar a sintonização dos níveis superiores. Mitsui me informou que nos Estados Unidos se organizavam os seminários de Reiki de níveis superiores, mas para fazê-los era necessário certo conhecimento de inglês. Ela estudaria a possibilidade de enviar um mestre americano caso pudesse reunir uma suficiente quantidade de alunos, mas este plano nunca chegou a realizar-se.

Em princípios de 1993, o mestre alemão Frank Arjava Petter visitou o Japão acompanhado de sua esposa para radicar-se na cidade de Sapporo e organizar uma série de seminários com o titulo de “Know How de Reiki” do básico até a capacitação de Mestres.

A partir de então, o número de mestres de Reiki ocidental cresceu rapidamente e estima-se que a quantidade de alunos formados alcance os 30 mil.

Reiki Ho Ocidental & Reiki Ho Oriental

[...] Ao perceber que não poderia avançar aos níveis seguintes do Reiki, pensei na possibilidade de viajar aos Estados Unidos. Ao mesmo tempo me ocorreu a idéia de procurar algum discípulo de Usui e me dediquei a buscar informações.

Depois de um tempo descobri que uma Mestra de 86 anos de idade cujo nome era Kimiko Koyama, presidia um órgão denominado Academia de Terapia Reiki de Usui, fundada pelo próprio Usui, transmitindo fielmente a tradição do fundador na qualidade de sexta presidente.

Ao me inscrever na Academia por meio de alguém que me recomendara e receber ensinamentos da mestra Koyama, me prendeu a diferença que existe entre o Reiki Ocidental e o Reiki Tradicional, apesar da mesma origem que os dois possuem.

Logo após ter recebido as instruções das duas mestras: Mieko Mitsui e Kimiko Koyama e de haver iniciado a prática, tive um encontro com um terceiro mestre.

Meu terceiro mestre foi de nome Manaso, que havia sido discípulo do mestre Bhagwan que dava cursos de Neo Reiki com meditação, assim como organizava excursões para aprender Reiki nadando com golfinhos.

Na escola de Manaso cursei novamente todos os níveis de Reiki e ao compreender de maneira integral, pude reconhecer sua excelência novamente. Minha intuição inicial de que tudo que havia aprendido estava compreendido e harmonizado em Reiki, foi acertada.

[...] Sobre a base dos ensinamentos dos três mestres, procurei integrar o Reiki Tradicional e o Reiki Ocidental conduzindo a uma revisão de conceitos.

Concretamente se trata de rever os dois estilos de Reiki, desde o ponto de vista de “técnica terapêutica do corpo e mente” e “técnica de elevação espiritual”.

Terminei por reconstruir como “Método de Reiki Moderno” a fim de transmitir e difundir corretamente os aspectos cuja eficácia havia sido comprovada, evitando mistificações e eliminando interpretações errôneas, deixando como “não claros” pontos que não podiam ser explicados.

Por mim mesmo, tratei de simplificar as técnicas ao máximo, dentro do alcance em que os efeitos possam ser garantidos, de maneira tal que possa ser aplicado na vida diária.

[...] Na medida em que o tempo passou cheguei a conhecer pessoas que não satisfeitas com o Reiki Ocidental, intencionavam se voltar ao espírito do mestre Usui, assim como também aqueles que tratavam de unificar o Reiki Ocidental com o Reiki oriental contribuindo para a sua difusão.

A escola Neo Reiki também é uma união de estilos de Reiki.

Não se trata de qual é superior ou inferior, mas sim de ser livre a opção de cada aluno que procura um seminário. De qualquer modo, estou seguro que se seguiram várias intenções de unificar e harmonizar o Oriente e o Ocidente em Reiki.

 

OBS: O curso que oferecemos é ministrado baseado no livro do criador do Gendai Reiki Ho sob o titulo de Yashi no Gendai Reiki Ho que descreve a origem e desenvolvimento do seu método moderno de Reiki.

Conteúdo programático clique aqui

Os alunos recebem também neste curso, cópias de apostilas originais japonesas incluindo o Manual de Usui e os poemas do Imperador Meiji.


Veja também:

 

 
Etodolac is sold in drug tablets of 400 mg, 500 mg etodolac online
Buy retinoids onlineretinol buy online

Próximos Eventos

Online:


[+]
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size