ja_koniga

Você está aqui: Jikiden Reiki®
Jikiden Reiki® - Definição PDF Imprimir E-mail


Jikiden Reiki é o método ensinado pela Sra. Chiyoko Yamaguchi, que morreu em 19 de agosto de 2003, e por seu filho, Tadao Yamaguchi, Diretor do Jikiden Reiki Kenkyu-Kai (Centro de Pesquisa Jikiden Reiki). O método foi a maneira encontrada por eles para re-introduzir o Reiki original japonês tanto no Japão como no resto do mundo.

Nascida em 1921, a Sra. Yamaguchi, uma estudante do Dr. Chujiro Hayashi, recebeu sua primeira sintonização em 1938, em Daishoji, o Japão do Norte.

Jikiden Reiki é o sistema da maneira exata como foi ensinada a Chiyoko Yamaguchi pelo Hayashi-Sensei, junto com informações adicionais obtidas por Tadao Yamaguchi em entrevistas com alguns outros estudantes ainda vivos de Hayashi-Sensei.

A primeira palavra "Jiki" significa “Direto” e a palavra "Den” significa "Transmissão" ou "Ensinamento”. Neste caso significa transmissão/ensinamento recebido diretamente de Chujiro Hayashi - o amado professor de Chiyoko Yamaguchi.

A razão para escolher este termo não foi nenhum desrespeito para com os outros ensinamentos de Reiki. E também não significava criar um tipo novo, superior ou diferente de Reiki. O Reiki é um só.

Enquanto algumas linhagens japonesas de Reiki focalizam principalmente o desenvolvimento espiritual, no Jikiden Reiki o foco está fortemente dirigido a curar, porém, ao contrário do estilo do Reiki ocidental, o Jikiden Reiki não ensina posições formais de mãos.

No Jikiden Reiki o modo pelo qual símbolos e mantras são usados e compreendidos é diferente de como isso é feito no Ocidente:

- "Shirushis": Seu poder está na forma e são apenas traçados, sem necessidade de pronunciá-los

- "Jumons": São traçados e seu poder está na sua pronúncia em voz alta

- "Kotodamas": Palavras ou frases com poder espiritual que precisam ser pronunciados em voz alta. A recitação do Gokai (em japonês) por exemplo, é um Kotodama.

 

Por Tadao Yamaguchi:

O Jikiden Reiki é puro, simples e eficaz e assenta em mais de 60 anos de experiência.

A minha mãe, Chiyoko Yamaguchi, iniciou-se no Reiki em 1938, com Chujiro Hayashi Sensei. Ela passou o resto da sua vida tratando pessoas e aperfeiçoando a arte de utilização do Reiki, tal como Hayashi, da forma mais simples e eficaz. Eu tenho tratado pessoas desde 1965 e ao darmos início aos seminários de Jikiden Reiki®, eu e a minha mãe tivemos sempre como intenção demonstrar a simplicidade deste método e como tratar pessoas está perfeitamente ao alcance de todos.

O objetivo dos meus seminários é ensinar a prática do Reiki que, tal como a experiência tem provado, é muito eficaz. Claro que há outros aspectos a ter em conta no Jikiden Reiki®. A expansão da consciência espiritual traduz também um conceito importante. Eu penso que a beleza do Jikiden Reiki® reside no fato de servir a todos.

Como se focaliza na cura pelo tratamento, todos os que preferem não optar pelo caminho da “espiritualidade” facilmente aceitam e usam o Jikiden Reiki®. Por outro lado, os que estão espiritualmente despertos e à procura de algo mais, ficarão certamente encantados com o que Jikiden Reiki® traz para as suas vidas.

Para quem não está familiarizado com o Reiki, trata-se de uma terapia de energia curativa, de origem japonesa. Os Reikianos utilizam a energia vital universal, a “Ki” que nos rodeia e, ao possuírem a capacidade a transmitir aos outros, acordam nas pessoas o processo de cura natural, ao fazer convergir a energia nos pontos do corpo onde ela é mais necessária.

O fundador do Reiki, Mikao Usui, descobriu o Reiki, enquanto jejuava no Monte Kurama em Quioto, no Japão.

Mikao Usui fundou a primeira associação de Reiki – a Usui Reiki Ryoho Gakkai – a qual ainda hoje existe.

Infelizmente, esta associação não difunde o Reiki, não promove cursos nem efetua tratamentos. Por ser tão fechada, pouco se sabe sobre ela.

Usui formou apenas vinte mestres ao longo da sua vida. Alguns pertenceram à Usui Reiki Ryoho Gakkai, outros seguiram outro rumo e criaram o seu próprio método de cura, mas o Dr. Chujiro Hayashi, com a benção de Mikao Usui, continuou a ensinar Reiki no Japão, seguindo o método genuíno.

A Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa, que vivia no Havaí, foi-lhe diagnosticado, pelos médicos americanos, uma doença terminal, restando-lhe pouco tempo de vida. A fim de ser operada, viajou para o Japão, onde conheceu Chujiro Hayashi, acabando por cancelar a cirurgia e submeter-se antes a tratamentos de Reiki com Hayashi. Ao fim de um ano, tinha recuperado totalmente a saúde e, por ter compreendido a eficácia desta terapia através da sua própria cura, decidiu aprender tudo sobre o Reiki. Posteriormente regressou ao Havaí onde abriu a sua própria clínica de tratamentos. Foi assim que começou o Reiki Ocidental.

À medida que o Reiki Ocidental se espalhava pelo mundo, pensou-se que o estilo original de Reiki estava esquecido no Japão, ao ponto de qualquer japonês interessado em saber mais sobre Reiki, ser obrigado a partir para a América para aí o estudar!

No entanto, o Reiki nunca esteve completamente desaparecido no Japão.

Como já anteriormente referi, a minha mãe, Chiyoko Yamaguchi aprendeu Reiki há mais de 65 anos atrás, quando tinha apenas 17 anos e praticou-o continuamente até a altura da sua morte, em Agosto de 2003. Todos nós, eu e os meus irmãos, fomos iniciados ao Reiki ainda antes de nascermos e aprendemos, desde crianças, a transmitir e enviar Reiki. A minha mãe sempre nos tratou com Reiki, quando estávamos constipados, com dores de cabeça ou sofríamos qualquer outro tipo de ferimento. Por ter passado por estas experiências, sempre me apercebi, desde muito novo, da notável eficácia do Reiki.

Através da consulta de fotografias e documentos antigos e pelas conversas que tive com a minha mãe, dei-me conta que foi o próprio Chujiro Hayashi que a iniciou ao Reiki.

Após esta descoberta, tivemos longas conversas nas quais a minha mãe me relatou tudo o que se passou naquela altura. Posteriormente, ao participar numa palestra, encontrei casualmente um mestre de Reiki que me pôs ao corrente do Reiki no Ocidente. Fiquei agradavelmente surpreendido ao constatar que o Reiki é praticado por tão elevado número de pessoas em todo o mundo, sendo uma terapia reconhecida e aceita em muitas sociedades. Ele ficou igualmente surpreso e encantado ao saber que eu tinha aprendido Reiki com a minha mãe e que ela tinha, por sua vez, aprendido diretamente com Chujiro Hayashi.

Após este seminário, vários mestres de Reiki visitaram a minha mãe. Falaram-nos das escolas de Reiki no Japão e encorajaram-nos a iniciarmos o ensino do Jikiden Reiki®, por não ter sofrido qualquer influência do Reiki Ocidental. Nós assim fizemos ao ensinar algumas pessoas, as quais, no entanto, reivindicavam ser mestres de Jikiden Reiki® sem terem recebido as sintonizações. Então, decidimos dar início a seminários oficiais de Jikiden Reiki®, reproduzindo o estilo e os conteúdos originais dos seminários conduzidos por Chujiro Hayashi na década de 30.

O Jikiden Reiki® consiste no nosso esforço de re introduzir o estilo autêntico, original e a linhagem do Reiki no Japão e no resto do mundo.

Veja também:

 

Fontes de informação:

- A Técnica de Reiki do Dr. Hayashi, por Frank Arjava Petter, Tadao Yamaguchi, Chujiro Hayashi

- Seminário de Jikiden Reiki® com Frank Arjava Petter (2007/RJ)

 
Etodolac is sold in drug tablets of 400 mg, 500 mg etodolac online
Buy retinoids onlineretinol buy online

[+]
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size